Diálogo Diário de Segurança: você já ouviu falar nesse recurso da Segurança do Trabalho para implementar mudanças na política da empresa? O DDS é uma oportunidade para falar dos maiores perigos do ambiente de trabalho e introduzir boas práticas na rotina dos seus colaboradores.

Descubra como ele funciona e no que pode ajudar em sua empresa. Continue a leitura!

O que é o Diálogo Diário de Segurança?

O Diálogo Diário de Segurança é uma conversa que faz parte da rotina da sua empresa. Diariamente, um dos profissionais de Segurança do Trabalho ou encarregados do setor fala com os colaboradores sobre os riscos que eles correm no dia a dia e como eles podem ser superados.

O DDS é uma excelente oportunidade para tratar de temas atuais e o impacto na rotina dos colaboradores, bem como de assuntos que são sempre relevantes no ambiente de trabalho, como as Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

O recurso é utilizado para falar de saúde, de meio ambiente, de ergonomia e de boas práticas no ambiente de trabalho que tornam as operações da sua empresa mais segura. Além disso, é uma oportunidade de interagir com seus colaboradores, descobrir  suas maiores preocupações em relação à segurança e de aumentar a integração entre as equipes. 

Com implementar o DDS na sua empresa?

O primeiro passo para conseguir implementar com eficiência o Diálogo Diário de Segurança na sua empresa é seu planejamento. Selecionar bem os temas, para que sejam relevantes, é fundamental para um DDS eficiente.

Nos tópicos a seguir, vamos mostrar para você como fazer esse planejamento e implementação com o máximo de sucesso. Confira!

Passo 1: planeje como será feito o DDS

Para começar o planejamento do seu Diálogo Diário de Segurança, é preciso analisar quais são os riscos a que seus funcionários mais estão submetidos. De forma geral, essas pautas serão melhores para cativar a atenção da audiência. Outro fator importante é identificar que dinâmicas servem melhor para transmitir as mensagens do DDS.

Com base nas conversas que tem com a equipe, bem como nas dúvidas e principais erros que vê na aplicação de medidas de segurança no dia a dia, trace um roteiro para o seu Diálogo Diário de Segurança. Também não se esqueça da importância de informar aqueles ao seu redor sobre os objetivos e o funcionamento do DDS.

Fale com os funcionários sobre o que é, onde e quando ele será realizado e como funcionará. Assim, eles estarão mais propensos a participar das dinâmicas e saberão o que esperar da reunião.

Passo 2: procure exemplos reais

Na hora de determinar que cases trazer para o seu Diálogo Diário de Segurança, procure sempre exemplos reais, que podem demonstrar as políticas de segurança que está buscando reforçar. Por exemplo, se você precisa falar da necessidade de utilizar EPI, um acidente que aconteceu no ambiente de trabalho pela falta dos equipamentos de proteção individual é uma ótima maneira de começar a conversa.

O exemplo dará a você espaço para abordar os principais temas quando o assunto é importância do EPI e do treinamento para uso deles. O fato de ser um exemplo real trará o tema para mais perto do dia a dia do seu colaborador.

As chances de ser bem-sucedido ao passar essa mensagem são muito maiores. Mas lembre-se de manter o foco: estabeleça um objetivo para cada um dos Diálogos Diários de Segurança e se atenha a ele. Se os exemplos servirem mais para dispersar a sua audiência do que engajá-la, procure outra ferramenta didática.

Passo 3: escolha como passar a mensagem

A maneira como escolhemos transmitir uma mensagem é tão importante para que ela seja absorvida de maneira permanente pelo interlocutor quanto o recado em si. Por isso, será preciso determinar qual é a melhor linguagem para falar com a sua equipe.

Em geral, manter o Diálogo Diário de Segurança simples e sem muito jargão vai ajudar a fazer com que ele as suas mensagens sejam entendidos pelo máximo de pessoas possível. Tente manter o diálogo leve para captar a atenção dos seus ouvintes e, se preciso, utilize recursos audiovisuais para facilitar o entendimento do DDS.

Passo 4: estimule a participação

Na maioria dos casos, a mera criação de um Diálogo Diário de Segurança não é o suficiente para atrair os participantes para a dinâmica. Por isso, será preciso criar estratégias de incentivo dentro da empresa para fazer com que os seus colaboradores participem.

Passo 5: registre o DDS

Por último, não se esqueça de documentar os Diálogos Diários de Segurança na sua empresa. Isso o ajudará a não repetir com muita frequência os mesmos temas, bem como a enriquecer as segundas e terceiras conversas sobre determinado assunto.

Anote, inclusive, as dúvidas que os participantes podem trazer para o DDS, e utilize essas informações para criar novos roteiros de encontros no futuro.

Se nossas informações foram úteis para você, compartilhe o texto e siga a gente no Facebook e  Instagram e acompanhe todos os nossos posts!

A Avantis é uma clínica especializada em Medicina e Segurança do Trabalho que oferece um atendimento completo aos clientes, através da sua capacitada equipe técnica multidisciplinar e atendimento personalizado.

Marque uma consulta agora mesmo, ligue (031) 2551-5733 ou chame a gente no WhatsApp clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *